Pudim de tâmaras 

Ingredientes: Pudim de tâmaras    – 280 g de tâmaras sem caroço , picadas grosseiramente  – 1 colher de chá de bicarbonato de sódio / bicarbonato de sódio – 1 xícara / 250 ml de água fervente – 40 g / 1/4 xícara de açúcar mascavo , frouxamente embalado

– 80 g / 6 colheres de sopa de manteiga sem sal , amolecida – 2 ovos , em temperatura ambiente – 1 1/4 xícaras / 185 g de farinha de trigo (para todos os fins) – 1 1/2 colher de chá de fermento em pó

Molho de caramelo:  Pudim de tâmaras    – 200 g/ 1 1/4 xícaras de açúcar mascavo , frouxamente embalado – 375 ml ml / 1 1/2 xícaras de creme engrossado (creme pesado) – 1/2 colher de chá de extrato de baunilha – 70 g / 5 colheres de sopa de manteiga sem sal

Servindo:  Pudim de tâmaras    – Sorvete ou creme dolloping Instruções: Pudim de tâmaras    – Pré-aqueça o forno a 180C/350F (padrão) ou 160C/320F (ventilador/convecção). – Unte 7 formas de pudim  com manteiga ou graxa e forre uma forma quadrada de 20 cm com saliência.

Datas de purê:  Pudim de tâmaras    – Coloque as tâmaras em uma tigela, polvilhe sobre o bicarbonato de sódio. Despeje sobre a água fervente. Aguarde 10 minutos e amasse bem com um espremedor de batatas (ou garfo) até que se assemelhe a um mingau desleixado (veja o vídeo para textura / espessura). 

Massa: Pudim de tâmaras    – Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela. Bata até combinar e ficar homogêneo. – Adicione os ovos, bata até incorporar. – Adicione a farinha e polvilhe o fermento em pó por toda a superfície. Misture até incorporar a farinha. – Adicione as tâmaras, misture rapidamente até que as tâmaras estejam bem incorporadas à massa. 

Um pudim: Pudim de tâmaras    – Despeje na assadeira, superfície lisa. Asse por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. – Ainda quente, faça cerca de 40 furos em toda a superfície usando um palito. Despeje sobre 1/2 xícara de molho de caramelo, deixe de molho por 10 minutos. – Use a saliência para levantar o bolo. Corte, sirva quente com o restante do molho quente e sorvete ou creme.

Assar Pudins Individuais: Pudim de tâmaras    – Despeje a massa em formas de pudim, preencha apenas 2/3 da forma. – Asse por 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. – Ainda quente, faça cerca de 10 furos na superfície do pudim. Colher sobre 1 colher de sopa de molho de caramelo por pudim. Deixe de molho 10 minutos.

– Vire as formas de pudim de cabeça para baixo no prato de servir. Sirva quente com o molho quente restante e sorvete ou creme.

Molho de caramelo: Pudim de tâmaras    – Coloque os ingredientes em uma panela em fogo médio. Assim que a manteiga derreter, mexa e leve ao fogo. – Cozinhe por 2 minutos, mexendo uma vez, e retire do fogo. Sirva quente.

QUE DELÍCIA... VENHA APRENDER A FAZER ESTA DELÌCIA