Receita de focaccia deliciosa

Receita de focaccia deliciosa
Compartilhe essa receita🥰

Receita de focaccia deliciosa, esqueça o pão de almofada pálido e muito doce que alimentou a raiva da focaccia dos anos 90. É assim que a Focaccia deve ser – crocante por fora, mas úmida e fofa por dentro com um pouco de mastigação. Este autêntico pão italiano está cheio de personalidade e é impossível parar de comer com apenas uma fatia!

Hora de cozinhar30 minutos

Massa subindo1 hora e 40 minutos

Cozinha: Italiana

Porções: 6 a 8 pessoas

Calorias: 265cal

Ingredientes: Receita de focaccia deliciosa

Massa de focaccia:

  • 1 2/3 xícaras de farinha de pão (Nota 1)
  • 4 colheres de açúcar branco
  • 1 1/4 colher de chá de sal, kosher/sal de cozinha
  • 1 colher de chá de fermento instantâneo / rápido (Nota 2)
  • 3/4 xícaras de água muito morna (~40 ℃ /104 ℉)
  • 1 1/2 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 125 g/ 1/2 xícara (embalada) de batata cozida e amassada, cerca de 1/2 batata grande; variedade farinhenta (Nota 3)

Para assar:

  • 4 colheres de azeite extra virgem
  • 1/4 colher de chá de flocos de sal marinho (Nota 4)

Cobertura de Alho e Alecrim (Nota 5):

  • 5 dentes de alho, cortados em bastões finos (Nota 5)
  • 3/4 xícaras de azeite extra virgem
  • 2 1/2 colheres de chá de folhas de alecrim picadas (frescas)

Recheio de Tomate Cereja:

  • 12 – 14 tomates cereja, vermelhos
  • 3/4 colheres de chá de folhas de orégano secas (ou 2 1/2 colher de chá de folhas de alecrim picadas)

Cobertura de azeitona preta:

  • 16 – 18 azeitonas kalamata , sem caroço
  • 3/4 colheres de chá de folhas de orégano secas (ou 2 1/2 colher de chá de folhas de alecrim picadas)

Instruções: Receita de focaccia deliciosa

Massa de focaccia:

  1. Faça o purê de batata: Descasque a batata, corte em pedaços de 2,5 cm. Ferva até ficar totalmente macio (cerca de 10 a 15 minutos; verifique o centro com um espeto). Escorra e amasse muito bem com um espremedor de batatas ou espremedor até ficar homogêneo e sem grumos deixe esfriar e meça a quantidade necessária.
  2. Mix Dry: Coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento em uma tigela grande e misture bem com uma espátula de borracha firme.
  3. Adicionar Molhado: Faça um buraco no centro, depois adicione o azeite e a água morna. Misture com a espátula até não conseguir mais ver a farinha. A massa deve ficar pegajosa – muito pegajosa para amassar à mão.
  4. Adicionar Batata: Adicione o purê de batata. Usando um movimento de dobra, comece a misturar usando a espátula. Em seguida, comece a espalhá-lo ao longo das paredes da tigela. Quando a batata estiver uniformemente incorporada, forme uma bola grosseiramente na tigela.
  5. Rise 1: Cubra a tigela com filme plástico e coloque em um local quente (25 ° C / 77 ° F) por 30 minutos até aumentar de volume em 50% ou até dobrar de tamanho. (Nota 6)
  6. Dobre a massa: pegue outra tigela grande, regue com 2 colheres de chá de azeite e use as mãos para espalhá-la ao redor da tigela. Raspe a massa e dobre as bordas da massa no centro seis vezes. Forme uma bola, cubra com película aderente.
  7. Rise 2: Coloque a tigela em um local quente (25°C/77°F) por 30 minutos até que aumente de volume em 50% ou até dobrar de tamanho.
  8. Prepare a panela (consulte a Nota 7 para obter informações sobre os tipos de panela): Enquanto isso, prepare a panela. Use uma forma de metal antiaderente de 26,5 x 20 x 5 cm / 10,5 x 8 x 2” ou uma forma redonda de 9”/23 cm, de preferência sem forma de mola. Despeje 2 colheres de sopa de azeite e espalhe-o por toda a base e ao longo das paredes.
  9. Pré-aqueça o forno: Pré- aqueça o forno a 220°C / 430°F (ventilador de 200°C) e coloque um rack na prateleira do meio. Deixe tempo suficiente para garantir que o forno tenha sido pré-aquecido por pelo menos 15 minutos para obter melhores resultados.
  10. Coloque a massa na forma: Raspe a massa na forma preparada. Estique e puxe para preencher a base o melhor que puder (é uma massa elástica um pouco teimosa!), e deixe a superfície mais ou menos nivelada. Tudo bem se for irregular, vai suavizar mais tarde.
  11. Ascensão 3: Cubra a forma com filme plástico e coloque em um lugar quente por 40 minutos até que a massa se expanda e encha a forma, e a altura aumente em cerca de 25 a 30%.

Prepare para assar:

  1. Unte a superfície com óleo: regue a superfície com 2 colheres de chá de azeite e espalhe/esfregue levemente com as mãos.
  2. Cutucar! Usando as duas mãos como garras, empurre os dedos profundamente na massa, até a base da panela para criar as covinhas da assinatura. Faça isso cerca de meia dúzia de vezes na superfície da massa. Isso vai esvaziar um pouco a massa e está OK. (Nota 8)
  3. Coberturas: Cubra com coberturas de sua escolha – veja abaixo.
  4. Acabamento de azeite e flocos de sal: Regue a superfície com 2 colheres de sopa de azeite para que escorra nas covinhas. Em seguida, polvilhe com flocos de sal marinho.

Assar:

  1. Asse por 25 a 30 minutos até que o topo esteja dourado e levemente crocante, enquanto os lados são fritos e crocantes.
  2. Frio: Desenforme em uma grade de resfriamento. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos antes de cortar para servir. É ridiculamente bom servido feito na hora!
  3. Opcional: Finalizar com um toque final de azeite extra virgem em toda a superfície certamente não é errado! Também um pouco de azeite para mergulhar é sempre bem-vindo. 🙂

COBERTURAS:

  1. Alho confitado e alecrim: Coloque o alho e o óleo em uma panela pequena em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, abaixe para baixo e deixe por 10 minutos. O alho não deve chiar, apenas escalda suavemente em óleo quente. Coe, deixe esfriar e pressione na superfície da focaccia. Polvilhe com alecrim. Prossiga com a receita.
  2. Tomate cereja: Esmague cada tomate enquanto segura perto da superfície da focaccia. Pressione na superfície, empurrando a massa. Polvilhe com orégano. Prossiga com a receita.
  3. Azeitonas: Pressione na superfície da focaccia, empurrando a massa. Polvilhe com orégano. Prossiga com a receita.

Notas:

1. Farinha de pão – farinha de alta proteína especialmente para pão que produz um miolo mais mastigável e mais elástico do que a farinha comum/para todos os fins. Se for fazer focaccia para companhia, vale a pena ir até a loja para pegá-la! Mas ainda vale a pena fazer com farinha comum / para todos os fins. A migalha não é tão mastigável.

2. Fermento instantâneo / rápido – este é o fermento que não precisa ser misturado com água morna e deixado para espumar antes de usar. É apenas adicionado diretamente na massa. Descobrimos que isso faz a focaccia mais fofa.

Fermento ativo seco – para fazer isso usando fermento seco/ativo, altere as etapas da receita da seguinte maneira:

  • Misture a água morna, o açúcar e o fermento em uma tigela pequena. Cubra e deixe em local quente por 10 minutos até que a superfície esteja completamente espumosa.
  • Misture os ingredientes secos na etapa 1. Faça um poço, adicione a água com fermento espumoso e o azeite. Prossiga com a receita.

Fermento fresco – ainda não experimentei!

3. Batata – All-rounders ou batatas farinhentas são melhores aqui do que as cerosas. Austrália – Sebago (sujeira escovada) são ótimos. EUA: Russet ou Yukon Gold. Reino Unido: Maris Piper. Veja meu post de Purê de Batata Cremoso se precisar de mais detalhes sobre como fazer purê de batata (só siga os passos de purê de batata e não salgue a água – então, sem manteiga ou creme!

4. Flocos de sal marinho funcionam melhor para polvilhar sobre a superfície, em vez de sal de cozinha/kosher. Definitivamente NÃO use sal de mesa – muito fino, torna muito salgado,

5. Alho Alecrim – esta é uma opção clássica de cobertura. Para isso, precisamos fazer Confit Garlic em vez de usar apenas alho cru na superfície porque o alho cru queima na alta temperatura necessária para assar a focaccia. O alho confit fica macio para não queimar, fica dourado e um pouco crocante. No dia seguinte, um pouco fica geladinho, o que é tão bom!

Corte de ALHO: Corte o alho em fatias de 2 mm de espessura e, em seguida, cada fatia em pedaços de 6 mm / 1/4” de espessura.

6. Massa levedada: A velocidade com que a massa cresce e quanto ela cresce nos tempos fornecidos depende de quão quente ela está. A 25°C/77°C, a massa crescerá quase o dobro na Ascensão 1 e Ascensão 2. Não deixe a massa muito mais do que o dobro (por exemplo, triplicar de tamanho) porque o fermento pode ficar sem potência de crescimento para que a focaccia não cresça tanto quanto deveria ao assar.

Meu substituto de inverno para a massa crescer: a secadora! Execute-o (vazio!) por alguns minutos, depois coloque a tigela e feche rapidamente a porta. Um lugar quentinho e aconchegante para a massa crescer!

7. Panela – Panelas de metal farão a crosta mais crocante, e antiaderente é melhor. Se você não tiver uma panela antiaderente, certifique-se de untar a base da panela uniformemente e bem. Pode grudar um pouco, mas ainda vai sair. O vidro também funciona muito bem. A forma redonda de 23 cm também funciona muito bem – veja a focaccia de azeitona na foto. Melhor se não for springform, pois vaza óleo.

Tamanho da panela retangular: Para panelas retangulares, qualquer panela com (Comprimento x Largura) igual a cerca de 500 – 600 (cm) / 75 – 85 (pol.) e uma Altura de cerca de 2″ funcionará. Portanto, um quadrado de 9 pol. pan por exemplo é perfeito Alguns links de produtos dos EUA aqui , aqui e aqui .

8. Covinhas: Não seja tímido com este passo – faça muitos buracos, você não pode estragar, eu prometo! Eles não precisam ser uniformes, irregulares é bom. A maioria dos buracos desaparece quando assada.

9. Armazenamento – A Focaccia mantém-se bem durante alguns dias selada num saco zip lock. Eu recomendo reaquecer no forno para deixar o interior macio e fofo novamente e crocante por fora!

10. Fazendo a massa com antecedência – Descobrimos que este é um pão onde deixar a massa descansar na geladeira por vários dias (seja para melhorar o sabor ou para preparar com antecedência) na verdade leva a uma PIOR focaccia. A massa perde muito do seu poder de crescimento e resulta em um pão muito mais denso quando cozido. Durante a noite pode ser bom, mas eu não testei isso. Para estar seguro, é melhor fazer isso no dia em que você planeja servir!

11. Nutrição por porção, considerando 8 porções.

Nutrição

Calorias: 265 cal | Carboidratos: 31 g | Proteína: 5g | Gordura: 13g | Gordura Saturada: 2 g | Sódio: 487 mg | Potássio: 123 mg | Fibra: 1 g | Açúcar: 3 g | Vitamina A: 1 UI | Vitamina C: 4 mg | Cálcio: 8 mg | Ferro: 1mg

VEJA TAMBÉM :

Mousse de Morango Fácil venha fazer comigo hoje

Bolo de banana caramelada vem fazer

Macarrão com molho de queijo fica uma delícia venha fazer

Queijo caseiro com apenas 4 ingredientes bem fácil

Pastel de Belém ótima receita para fazer para o lanche vem comigo fazer

Nossas postagens são todas escritas por nosso time de redatores, desse modo deixamos sempre o conteúdo desse site atualizado. Enfim, estamos dispostos a entregar o melhor conteúdo de receita para que assim você e sua família aprecie o melhor sabor e bom gosto, obrigado por estar aqui?

Vote no post

Compartilhe essa receita🥰
Veja Mais