Pilhas de queijo gratinado de batata

Pilhas de queijo gratinado de batata
Compartilhe essa receita🥰

Pilhas de queijo gratinado de batata – Aprenda fazer essa receita que fica muito gostosa. Então vem conferir abaixo, e veja também as outras receitas fáceis de fazer.

  • Tempo de preparação15 minutos
  • Hora de cozinhar45 minutos
  • Total Time1 hora
  • Cozinha: Francesa
  • Porções: 12

Ingredientes: Pilhas de queijo gratinado de batata

  • Spray de óleo
  • 1,2 kg / 2,4 lb batatas amiláceas, grandes e compridas (Nota 1)
  • 30 g / 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 dentes de alho, finamente picados
  • 1/2 xícara de creme pesado / engrossado
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho frescas (ou 3/4 de colher de chá secas)
  • 1/2 colher de sal
  • Pimenta preta
  • 75 g / 2,5 oz de queijo gruyère cortado em 12 quadrados para caber na forma de muffins (ou outro queijo derretido, Nota 2)
  • 3/4 xícaras de queijo gruyère (ou outro queijo derretido), ralado

Instruções: Pilhas de queijo gratinado de batata

  1. Pré-aqueça o forno a 350°F/180°C (todos os tipos de forno).
  2. Pincele a forma de muffin com manteiga: Derreta a manteiga em uma panela em fogo médio e use o que você precisa para pincelar levemente os buracos da forma de muffin com manteiga. (A manteiga restante é para o molho de natas)
  3. Molho de creme: Na manteiga restante, adicione o alho e cozinhe por 20 segundos. Acrescente o creme de leite e o sal e leve ao fogo. Cozinhe por 30 segundos, retire do fogão e mantenha quente.
  4. Batata fatiada: Descasque as batatas. Apare a base para que fique na vertical. Em seguida, corte em formas cilíndricas que caibam na forma de muffin. Corte em fatias de 2mm/1/10″ usando um mandolim ou faca afiada.
  5. Monte as pilhas: Coloque as fatias de batata na forma de muffins para que elas cheguem até a metade dos buracos da forma de muffins. Tente combinar por tamanho para transformá-los em pilhas organizadas.
  6. Creme: Regue cada pilha de batatas com 1 colher de chá de mistura de creme – use 1/2 da mistura.
  7. Fatia de queijo: Cubra com a fatia de queijo.
  8. Cubra com batata, creme e tomilho: Cubra cada pilha com as fatias de batata restantes, de modo que a altura fique cerca de 1 cm acima da borda da forma de muffin (elas afundam depois de cozidas). Regue com a mistura de creme restante e polvilhe com a maior parte o tomilho (reserve alguns para a cobertura).
  9. Assado 40 minutos: Cubra frouxamente com papel alumínio e asse por 40 minutos ou até que a batata esteja cozida. Uma pequena faca afiada deve passar sem qualquer resistência.
  10. Cubra com queijo, leve ao forno por 10 minutos: Retire do forno, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno sem papel alumínio por 10 minutos ou até dourar.
  11. Decore com tomilho: Polvilhe com o tomilho restante.
  12. Aguarde 5 minutos e retire para servir. Use uma colher de sopa ou uma faca de manteiga para ajudar a escolhê-los. (Nota 3)
  13. Para servir: Jantar – sirva como acompanhamento. Finger food – sirva quente como está. Café da manhã – sirva com ovos e bacon.

Notas: Pilhas de queijo gratinado de batata

1. Batatas – Você precisa usar batatas amiláceas ou mais redondas, pois elas se desfazem quando cozidas, ficando bonitas e fofas por dentro. As camadas não grudam se você usar batatas cerosas. Os melhores para usar são Sebago (batatas escovadas na Austrália), Russet (EUA), cremes holandeses, King Edwards, delícia dourada, coliban e red rascal, todos funcionam muito bem.

Forma –  Obtenha grandes e longas que sejam adequadas para cortar em formas cilíndricas.

2. Queijo – Qualquer queijo derretido funciona bem aqui, embora o gruyère seja o meu favorito pelo sabor e qualidades de derretimento. O suíço segue em segundo lugar, seguido por Colby e Monterey Jack, depois cheddar e queijo saboroso. Eu costumo dar uma falta de mussarela porque não tem tanto sabor quanto o outro queijo.

3. Faça com antecedência – Fantástico para avançar! Asse por receita e congele-os (descongele antes de reaquecer) ou mantenha-os na geladeira. Eles os colocam em um forno de 180C / 350F por 10 minutos apenas para aquecer.

VEJA TAMBÉM :

Mousse de Morango Fácil venha fazer comigo hoje

Bolo de banana caramelada vem fazer

Macarrão com molho de queijo fica uma delícia venha fazer

Queijo caseiro com apenas 4 ingredientes bem fácil

Pastel de Belém ótima receita para fazer para o lanche vem comigo fazer

Nossas postagens são todas escritas por nosso time de redatores, desse modo deixamos sempre o conteúdo desse site atualizado. Enfim, estamos dispostos a entregar o melhor conteúdo de receita para que assim você e sua família aprecie o melhor sabor e bom gosto, obrigado por estar aqui?

Vote no post

Compartilhe essa receita🥰
Veja Mais