Mousse de chocolate

Mousse de chocolate
Compartilhe essa receita🥰

Mousse de chocolate, leve e arejado, mas rico, este é um Mousse de Chocolate feito à maneira clássica francesa, servido em restaurantes finos. Menos creme, sensação de boca mais rica, verdadeiro sabor de chocolate. Na verdade, é bastante simples de fazer!

Nota de ovos crus: necessário para fazer mousse de chocolate de verdade. Não é possível obter o mesmo resultado sem usar ovos, apesar do que prometem outras receitas – e já experimentei muitas. Ou será mais denso, ou será como comer chantilly, ou terá uma textura estranha de gelatina, mais como pana cotta. Leia no post para mais informações. Nota: ovos crus não são recomendados para mulheres grávidas ou bebês consumirem.

  • Tempo de preparação20 minutos
  • Curso: Sobremesa
  • Gastronomia: Francesa, Ocidental
  • Porções: 4
  • Calorias: 375cal

Ingredientes: Mousse de chocolate.

  •  ovos (~55g/2 oz cada)
  • chocolate amargo, agridoce / 70% cacau (Nota 1)
  • manteiga sem sal
  • xícara de creme de leite integral (Nota 2)
  •  colheres de sopa de açúcar refinado (açúcar branco superfino)

Decorações:

  • Mais chantilly
  • Raspas de chocolate (Nota 3)

Instruções: Mousse de chocolate.

  1. Separe os ovos e as gemas enquanto os ovos estão frios. Coloque as claras em uma tigela grande e as gemas em uma tigela pequena. Deixe as claras enquanto prepara outros ingredientes. (Nota 4)
  2. Gemas: Bata as gemas.
  3. Derreta o chocolate e a manteiga: Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela. Derreta no microondas em rajadas de 30 segundos, mexendo no meio, até ficar homogêneo. (Adicione os aromas opcionais neste momento, mas leia a Nota 6 primeiro). Reserve para esfriar – prossiga com outras etapas.
  4. Chantilly: Bata o creme de leite até formar picos firmes (veja o vídeo).
  5. Bata as claras: Adicione o açúcar. Bata as claras até formar picos firmes (veja o vídeo, Nota 5)

Dobrando:

  1. Dobre as gemas em creme usando uma espátula de borracha – 8 vezes no máximo. Estrias está ok.
  2. Verifique a temperatura do chocolate: toque no chocolate. Ainda deve estar escorrendo, mas apenas morno. Se estiver muito grosso, leve ao microondas 2 x 3 segundos até escorrer.
  3. Despeje o chocolate na mistura de gema de creme. Dobrar – 8 dobras máx. Estrias ok.
  4. Adicione 1/4 das claras batidas em neve à mistura de chocolate. Dobre até incorporar – “manche” a espátula na superfície para misturar os pedaços brancos – aponte para 10 dobras. 
  5. Despeje a mistura de chocolate nas claras. Dobre até incorporar e não restar mais pedaços brancos – aponte para 12 dobras no máximo.
  6. Divida a mistura entre 4 copos ou potes pequenos. Leve à geladeira por pelo menos 5 horas, de preferência durante a noite.
  7. Para servir, decore com creme e raspas de chocolate. Framboesas e um pequeno raminho de hortelã para dar cor também seriam lindos!

Notas: Mousse de chocolate.

1. Chocolate: Certifique-se de usar chocolate COOKING, não comer chocolate. O chocolate para cozinhar (corredor de cozimento) é feito para cozinhar – derrete suavemente e é mais fino do que comer chocolate. Se usar chocolate para comer, a mousse fica mais densa (tentei).

O chocolate amargo agridoce e o chocolate amargo 70% cacau são os melhores para obter um bom sabor de chocolate. O cacau 70% vendido em supermercados na Austrália é o ideal (Nestle Plaistowe, Cadbury e Lindt 70% todos funcionam bem) – são chocolates agridoces.

2. Creme: Você deve usar um creme que pode ser batido. Creme puro, engrossado ou pesado, todos funcionam aqui. Não use “creme de despejo” que não pode ser batido – o rótulo dirá como tal se o creme não puder ser batido. 

O creme deve ser cheio de gordura – agora não é hora de perder gordura!

3. Raspas de chocolate: Use uma faca pequena e raspe em um ângulo baixo o lado plano de um bloco de chocolate.

4. Dica dos ovos: É mais fácil separar as claras das gemas quando os ovos estão frios, mas as claras em temperatura ambiente ficam mais fofas quando estão mais próximas da temperatura ambiente. Portanto, separe os ovos quando esfriar na geladeira e reserve enquanto prepara os outros ingredientes para deixar as claras atingirem um pouco a temperatura ambiente.

5. Consistência das claras batidas:  As claras podem ser batidas em: picos moles, picos firmes e duros. Queremos o do meio – picos firmes. Isto é quando você tem uma página de flop com “chapéu de elfo” no topo do pico (veja o vídeo). Se ficar reto sem o pequeno gancho, então é rígido, não firme (ainda funciona bem, mas não vai aguentar tão bem depois de alguns dias na geladeira). Se você não obtiver nenhum tipo de pico, continue batendo!

6. Aromatizantes:  como o licor, podem ser adicionados ao chocolate derretido, mas certifique-se de que esteja em temperatura ambiente para não fazer o chocolate empelotar. Mexa e deixe esfriar por receita. Você pode provar mais tarde para ver se o sabor é forte o suficiente para você – mas não exagere, caso contrário você pode ter problemas para definir a mousse! Até 1 colher de sopa deve ser bom (e isso deve ser suficiente!!), não exagere senão pode afetar o chocolate derretido ou comprometer a forma como a mousse se solidifica.

DICA PRO: Nunca adicione aromatizantes apenas ao chocolate derretido, caso contrário, ele pode agarrar e ficar granulado, sempre certifique-se de que é combinado com algo (manteiga, neste caso).

7. Armazenamento: Melhor dentro de 2 dias, mas mantém por uma semana na geladeira com apenas uma ligeira redução na aeração.

8. Nutrição por porção. Rende 4 porções de 1/2 xícara (125ml). É bastante rico! 

Nutrição; Mousse de chocolate.

Calorias: 375 cal | Carboidratos: 27 g | Proteína : 7g | Gordura: 26 g | Gordura Saturada: 18 g | Colesterol: 171 mg | Sódio: 92 mg | Potássio: 266 mg | Fibra: 1 g | Açúcar: 19 g | Vitamina A: 700 UI | Cálcio: 134 mg | Ferro: 1mg

VEJA TAMBÉM :

Mousse de Morango Fácil venha fazer comigo hoje

Bolo de banana caramelada vem fazer

Macarrão com molho de queijo fica uma delícia venha fazer

Queijo caseiro com apenas 4 ingredientes bem fácil

Pastel de Belém ótima receita para fazer para o lanche vem comigo fazer

Nossas postagens são todas escritas por nosso time de redatores, desse modo deixamos sempre o conteúdo desse site atualizado. Enfim, estamos dispostos a entregar o melhor conteúdo de receita para que assim você e sua família aprecie o melhor sabor e bom gosto, obrigado por estar aqui?

Vote no post

Compartilhe essa receita🥰
Veja Mais