Bolo de laranja integral

Bolo de laranja integral
Compartilhe essa receita🥰

Bolo de laranja integral. Este é um bolo úmido maravilhoso que está repleto de sabor de laranja de uma maneira que você só pode conseguir usando laranjas inteiras – casca e tudo! A fervura das laranjas retira o amargor do miolo (parte branca). Você ainda sente um leve cheiro de amargura no bolo acabado – mas é realmente agradável e lembra que você está comendo laranjas de verdade!

É um bolo fantástico e fácil que é perfeito para levar para qualquer reunião, pois também é sem glúten e todos podem comê-lo. O sabor de amêndoa de noz é maravilhoso e o mantém ultra-úmido.

Faz bolo de 1 x 23 cm 9″ com 4 cm / 1,6″ de altura ou 2 bolos de 20 cm / 8″ com 3 cm / 1,2″ de altura.

  • Tempo de preparação 5 minutos
  • Hora de cozinhar 1 hora e 30 minutos
  • Resfriamento30 minutos
  • Porções: 12 – 16 pessoas
  • Calorias: 268cal

Ingredientes: Bolo de laranja integral

  •  laranjas médias, inteiras frescas com casca – qualquer tipo (peso total de 600g/1,4 lb, ~300g/10 oz cada laranja, ~8cm/3″ de diâmetro, Nota 1)
  •  colher de chá de fermento em pó
  •  ovos grandes, em temperatura ambiente (Nota 2)
  •  xícaras de açúcar branco
  •  xícaras de farinha de amêndoas / amêndoas moídas (Nota 3)

Instruções: Bolo de laranja integral

Cozinhe as laranjas:

  1. Ferva 10 minutos: Coloque as laranjas em uma panela e cubra com água fria. Leve ao fogo médio alto. Ferva por 10 minutos e escorra.
  2. Repita x 2: Coloque as laranjas de volta na panela, cubra com água fria e ferva novamente por 10 minutos. Escorra e repita mais uma vez (ou seja, ferva as laranjas 3 x 10 minutos). Atalho: Ferva 40 minutos sem escorrer, prestando atenção no nível da água. (Nota 4)
  3. Pique: Lave as laranjas e deixe esfriar um pouco para poder manuseá-las. Corte em fatias de 1cm / 1/4″ e depois pique, removendo as sementes. Deixe esfriar completamente.

Massa:

  1. Pré-aqueça o forno: Pré- aqueça o forno a 160°C/320°F (ventilador de 140°C). Unte e forre uma forma de bolo de 23 cm com papel manteiga/pergaminho. (Nota 5)
  2. Blitz laranjas: Coloque as laranjas picadas em um processador de alimentos (Nota 6). Blitz em alta por rajadas de 4 x 10 segundos, raspando as laterais no meio, até que fique com uma consistência de marmelada com apenas alguns pedaços visíveis de casca restantes. Não precisa ser totalmente liso.
  3. Blitz nos ingredientes restantes: Adicione a farinha de amêndoa, os ovos, o fermento e o açúcar. Blitz por 5 – 10 segundos em alta até combinado.
  4. Asse 60 minutos: Despeje em formas de bolo preparadas. Asse por 60 minutos até que a superfície esteja dourada e um palito inserido no centro saia limpo.
  5. Frio: Resfrie totalmente na forma de bolo. A menos que use uma forma de base solta, cubra a superfície com papel manteiga para ajudá-lo a desenformar (o bolo é pegajoso, então pode grudar na mão e rasgar a superfície).
  6. Sirva: Decore como desejar – usei fatias de laranjas frescas, tiras de casca e raminhos de flores. Uma camada de açúcar de confeiteiro / açúcar em pó também é adorável. Corte e sirva em seguida! Consulte a Nota 7 para sugestões.

Notas: Bolo de laranja integral

Em geral

  • Certifique-se de usar fermento em pó sem glúten se estiver fazendo isso para fins de GF!
  • Doçura – doçura média, definitivamente não muito doce. O açúcar pode ser cortado para apenas 1/2 xícara, mas pessoalmente, não acho que seja doce o suficiente.

1. Laranjas – o bolo fica bem com laranjas menores ou maiores, mas aponte para cerca de 600g/1.2lb no total. Se forem muito maiores, o bolo ficará apenas mais úmido. Obviamente, se o seu for pequeno, use mais de 2 para que totalizem 600g/1.2lb!

Funciona com limão? Infelizmente não! Tentei e ficou muito amargo porque a proporção de medula para carne é maior. Mas tinha um sabor de limão lindo. Trabalhando nisso! Vou atualizar quando eu descobrir.

2. Ovos grandes – padrão da indústria, rotulados como tal nas caixas de ovos. 55 – 60g / 2 onças cada.

3.  Farinha de amêndoas / amêndoas moídas (mesma coisa) – são amêndoas inteiras e cruas finamente trituradas em forma de pó, usadas no lugar da farinha para adicionar um sabor de noz aos bolos, tornando-os ultra úmidos e também sem glúten. Encontre-o na seção de frutas secas e nozes ou na seção de alimentos saudáveis ​​de mercearias. Fazendo o seu próprio: 250g/9 oz amêndoas inteiras sem sal, trituradas até virar pó.

A farinha de amêndoa é um pouco diferente, mas pode ser usada. A textura do bolo será um pouco mais leve (a farinha de amêndoa é feita com amêndoas descascadas). 

4. Trocar a água deixa o sabor do bolo um pouco mais limpo porque você está descartando o sabor amargo da água. Mas é apenas marginal – muitas vezes fiz uma fervura direta de 40 minutos.

5. Formas de bolo – também ótimas em formas de 2 x 20cm / 8 “, 50 minutos no forno. Eu gosto de usar 1 x 23cm / 9” porque é um pouco mais alto.

6. O processador de alimentos é o melhor para facilitar o uso. Você também pode usar um liquidificador (é apenas mais irritante para raspar toda a massa) ou um NutriBullet (muito pequeno para a massa completa, então bata as laranjas primeiro, transfira para a tigela, bata todo o resto e depois misture).

Eu também fiz isso à mão ao acampar: eu piquei laranjas cozidas finamente com uma faca, depois usei um garfo para amassar o melhor que pude (almofariz e pilão também funcionariam). Para cozinhar, usei uma panela grande, com um bolo panela elevada sobre água fervente usando algumas pedras, tampa, cerca de 1 hora. Funcionou 100% perfeitamente – e saiu ainda mais úmido do vapor!

7. Servindo:  Delicioso simples porque é tão úmido e saboroso, mas um montão de iogurte grego ou natural, ou creme fraiche também é maravilhoso. Caso contrário, levemente aquecido com sorvete de baunilha!

Decorações – veja no post sugestões.

8. Fonte – Esta receita me foi dada por uma confeiteira profissional de Sydney, uma receita que ela usou em estabelecimentos em que trabalhou anteriormente.

9. Conservação – conserva 5 dias em um recipiente hermético na despensa, porém se estiver calor onde você está, então é recomendado guardar na geladeira. Permanece 100% perfeitamente úmido! Também pode ser congelado por até 3 meses.

Faça com antecedência: as laranjas podem ser cozidas e picadas no dia anterior e refrigeradas. Leve à temperatura ambiente e use por receita.

10. Nutrição por porção assumindo 12 porções.

Nutrição: Bolo de laranja integral

Calorias: 268 cal | Carboidratos: 32 g | Proteína: 8g | Gordura: 14 g | Gordura Saturada: 2 g | Colesterol: 82 mg | Sódio: 32 mg | Potássio: 173 mg | Fibra: 4 g | Açúcar: 26 g | Vitamina A: 231 UI | Vitamina C: 27 mg | Cálcio:104mg | _ Ferro: 1mg

VEJA TAMBÉM :

Mousse de Morango Fácil venha fazer comigo hoje

Bolo de banana caramelada vem fazer

Macarrão com molho de queijo fica uma delícia venha fazer

Queijo caseiro com apenas 4 ingredientes bem fácil

Pastel de Belém ótima receita para fazer para o lanche vem comigo fazer

Nossas postagens são todas escritas por nosso time de redatores, desse modo deixamos sempre o conteúdo desse site atualizado. Enfim, estamos dispostos a entregar o melhor conteúdo de receita para que assim você e sua família aprecie o melhor sabor e bom gosto, obrigado por estar aqui?

Vote no post

Compartilhe essa receita🥰
Veja Mais